Quem Somos
Segunda Via de Faturas
Perguntas e Respostas
Passo-a passo Emissão 2ª Via Fatura
Fale Conosco
Notícias
Tarifas e Serviços
Análises
Balancete
Ciclo da Água
Contratos
História do SAMAE
Dicas
Legislação
Licitações
Links
Relatório Técnico das ETAS
Publicações da LRF Anuais
CONCURSO PÚBLICO 01/2018
PROCESSO SELETIVO 01/2018
 
Disque Plantão
Das 13:00h às 07:00h
48-32670380
 
 
 
Servidores do SAMAE participaram do XVIII Ciclo de Estudos do TCE-SC
Nova Trento, 13 de Julho de 2018


O SAMAE enviou três servidores para participar do XVIII Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal, evento promovido pelo TCE-SC.

            Maria de Lourdes Rover e Emiliana Speranzini Zanandrea, junto com o Diretor Ivã Alessandro Franzoi, estiveram presentes no evento na quinta-feira, dia 04/07, na cidade de Blumenau.

            O TCE/SC prestou orientações no sentido de contribuir para o aperfeiçoamento das gestões municipais nas áreas de contabilidade e controle interno, atos de pessoal e, licitações e contratos. “Esta edição abordou alguns temas inéditos e contemporâneos”, enfatizou o presidente da Corte de Contas, conselheiro Dado Cherem.

As inovações da Contabilidade Aplicada ao Setor Público e do controle externo das Políticas Públicas de Educação, com enfoque para as exigências decorrentes dos Planos de Educação, foram às novidades do XVIII Ciclo. Na oficina dirigida a contadores e controladores internos, houve exposição sobre “Notas explicativas aplicadas às demonstrações contábeis do Setor Público” e “Vinculação dos planos municipais de educação com os orçamentos municipais”.

A programação também teve a apresentação de temas clássicos, associados à correta gestão dos recursos públicos. Ainda no espaço voltado aos profissionais de contabilidade e controle interno foram explanados os “Paradigmas de uma gestão responsável” e o “Sistema de Controle Interno: organização e operacionalização”.

Na oficina sobre licitações e contratos, foram prestadas orientações práticas para aquisição de bens e contratação de obras e serviços públicos. Na sala direcionada a profissionais que atuam no setor Atos de Pessoal, foram dadas explicações sobre avaliação de desempenho no estágio probatório, concurso público, teto remuneratório, nepotismo, processo administrativo disciplinar, contratação temporária, cargo em comissão, desvio de função e cessão e servidores.

O formato do evento — dividido em três oficinas técnicas nas áreas de contabilidade e controle interno, atos de pessoal e licitações e contratos — buscou facilitar o aprofundamento dos temas de acordo com o interesse de cada segmento do público-alvo, possibilitando o esclarecimento de dúvidas sobre a legislação aplicada à administração pública municipal. Todas as exposições foram conduzidas por auditores fiscais de controle externo do TCE/SC com experiência prática nas temáticas abordadas.

 

Fontes: TCE-SC, SAMAE/NT


 
Voltar
Mais Notícias
14/08 - Interligação de rede no booster deverá melhorar a pressão de água no Bairro Espraiado
08/08 - Parabéns Nova Trento pelos 126 anos de Emancipação Política
06/08 - SAMAE entrou no clima da Festa Incanto Trentino
02/08 - SAMAE recebeu os relatórios das análises de água bruta das fontes alternativas
 
Servico Autonomo Municipal de Agua e Esgoto
Rua dos Imigrantes, 356
Centro - Nova Trento - SC
Fone: (0**48 3267 0380)
CEP: 88270-000
Todos os direitos reservados. Samae Nova Trento.
Desenvolvido por Ydeal Tecnologia