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Disque Plantão
Das 13:00h às 07:00h
48-32670380
 
 
 
Perguntas e Respostas
 


Perguntas frequentes sobre os serviços do SAMAE

 

1- O que é SAMAE?

Significa Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto. É uma autarquia municipal (Entidade Autônoma) responsável pela captação, tratamento, distribuição, fornecimento, cobrança de água, ampliação da rede, que foi criada em Nova Trento por Lei 1136/1991 de 04 de Julho de 1991, sendo inaugurado em 16/10/1993 (ETA 1), e em 22/08/2004 (ETA 2). 

 

2- Informações do Samae?

Endereço: Rua dos Imigrantes, 356, Centro, Nova Trento.

Telefones: 048-3267380, 048-32670858

Email: samaenovatrento@unetvale.com.br

Site: http://samae.novatrento.sc.gov.br

Fanpage: https://www.facebook.com/samaenovatrento/?ref=bookmarks

Cep: 88270 000

 

3- Como entrar em contato com o Samae fora do horário de atendimento normal?

Fora do atendimento de horário normal, o cidadão deve ligar para o “Disque Plantão” no telefone 048-32670380.

 

4- Como é atualmente o organograma dos servidores do SAMAE?

Atualmente o Samae de Nova Trento possui o seguinte organograma de servidores públicos: dois cargos comissionados: Diretor, um Chefe do Departamento de Operação e Manutenção; um gratificado: Coordenador; 18 cargos efetivos, sendo no setor administrativo: um Oficial de Administrativo, dois Escriturários, um Auxiliar Administrativo, um Técnico Contábil, dois Agente de Serviços Gerais. Setor de Manutenção é formado pelos seguintes cargos: um Assistente Técnico, dois Auxiliares de Operações, um Auxiliar Técnico, Um Oficial Técnico, um Assistente Técnico de Manutenção e Operação e cinco Encanadores. Atualmente o SAMAE possui 11 cargos sendo ocupados.

 

5- Qual é atualmente a área de abrangência do Samae de Nova Trento?

Atualmente o Samae de Nova Trento possui duas Estações de Tratamento de Água: ETA 1, a principal na localidade de Vasca que atende 90% da população urbana, dos Bairros do Baixo Salto, Besenello, Cascata, Centro, Espraiado 1, Frederico, Mato Queimado, Ponta Fina Norte, Ponta Fina Sul, Ribeirão da Velha, São Roque, Trinta Réis, Vasca, Velha e Vígolo. A ETA 2, no Tirol, que atende grande parte do Distrito de Claraíba, como as comunidades de Claraíba, Espraiado 2, Indaiá, Lombardia, Morro dos Polacos, Ribeirão do Kroecker, Tirol.

 

6- Onde é realizada a captação de água pelo Samae em Nova Trento?

A captação da água bruta na ETA 1 ocorre em duas nascentes, localizada na localidade da Vasca, a 5 km do centro de Nova Trento, que chamamos de captação principal. O manancial da Vasca é o principal deles, sendo responsável por aproximadamente 90% da água captada e distribuída no município. Também é captada água bruta na ETA 2 em duas nascentes na localidade do Tirol, para atender os 10% restantes da população, através de Sistemas Independentes no Distrito de Claraíba, que chamamos de captações secundárias.

 

7- Como é realizado o tratamento de água pelo Samae/NT?

Nas duas estações de tratamento o processo é o mesmo, e é chamado de “Filtração Lenta”. A água, que vem por gravidade da represa, perpassa por filtros compostos por areias de diferentes tamanhos. A Filtração através do leito de areia, somada à ação microbiana, é responsável pela retenção das partículas de impureza da água. Dos filtros a água segue ao reservatório, onde recebe no caminho dois produtos químicos: Hipoclorito de Sódio (Cloro), para garantir a eliminação de microorganismos patogênicos causadores de doenças, e o Fluossilicato de Sódio (Flúor), para prevenir a incidência de cárie dentária. Em 2013 foi construída uma nova estação de tratamento do tipo Clarificador de areia na ETA1. Em 2018, o SAMAE está planejando a construção do Clarificador na ETA2.  Através deste haverá um aumento na capacidade, tanto em quantidade como em qualidade de água a ser tratada.

 

8- Como é feito acompanhamento e controle da qualidade da água pelo Samae?

Para garantir a qualidade da água, um controle de análises é realizado antes (água bruta) e após o tratamento (água tratada), atendendo à Portaria 2914 do Ministério da Saúde. Para um melhor acompanhamento de resultados e qualidade da água tratada os operadores das ETAs (Estação de Tratamento de Água), fazem análises, de 2 em 2 horas diariamente, como: Turbidez, cor, pH na água bruta; e cloro, flúor na água tratada, exigidos pelo Ministério da Saúde. Semanalmente são realizadas análises terceirizadas para coliforme fecal. Em 28 pontos mensais da rede de distribuição, um monitoramento também é realizado, confirmado a qualidade da água que chega aos pontos de consumo. Semestralmente, uma análise completa da Portaria 2914 do Ministério da Saúde, com mais de 80 parâmetros, é realizada na água tratada da ETA da Vasca e da ETA do Tirol. Nenhuma situação de risco à saúde foi constatada em 2017, estando os laudos disponíveis no setor de atendimento ao público do Samae.

 

9- O que é Água potável?

É a água que pode ser consumida por pessoas e animais que não possui substancias tóxicas sem riscos de adquirir doenças por contaminação. Ela pode ser oferecida à população urbana ou rural com ou sem tratamento prévio dependendo da origem do manancial. O tratamento de água visa reduzir a concentração de poluentes até o ponto em que não apresentem riscos para a saúde pública. A palavra potável vem do latim potare que significa beber.

 

10- Até onde é responsabilidade do Samae em relação a água em sua casa?

O Samae é responsável de levar água tratada até a entrada do cavalete em sua casa. É de responsabilidade do usuário os serviços após a saída do cavalete, como vazamento, distribuição, entrada na casa, etc.

 

11- Se houver vazamento de água antes da entrada do cavalete, quem devo chamar para consertar?

Vazamentos antes da entrada no cavalete é de responsabilidade do Samae o conserto. O cidadão precisa urgentemente entrar em contato com o Samae para resolver o problema.

 

12- Se houver vazamento de água depois da saída do cavalete, quem devo chamar para consertar?

Vazamentos depois da saída do cavalete é de responsabilidade do proprietário o conserto, que deverá urgentemente entrar em contato com um encanador para resolver o problema. 

 

13- Por que o usuário tem que pagar a água se ela vem dos rios?

O usuário não paga pela água em si, mas paga pela operação e manutenção de sua captação, tratamento, distribuição e ampliação de serviços necessários a estes fins.
O SAMAE precisa administrar despesas, que são pagas com a arrecadação das tarifas, dentre elas, quadro de funcionários, despesas internas, materiais e equipamentos, energia elétrica para o funcionamento das bombas de captação e recalque de água (que permanecem ligadas 24 horas por dia), entre outros.

 

14- Por que às vezes falta água em alguns pontos da cidade?

Ocasionalmente, certos pontos da cidade permanecem algumas horas sem o abastecimento de água, devido a reparos  e ampliações que estão sendo efetuados na rede, para garantir que a água com qualidade chegue a todos os usuários do SAMAE.

 

15- Como alterar o nome que sai na fatura?

Para alterarmos o nome que consta na fatura precisamos que o novo pagador traga no SAMAE:
1º) cópia de uma fatura.

2º) cópia de contrato de aluguel ou do documento desse imóvel no novo nome (ex: recibo, escritura, documento que comprove que o imóvel foi doado...);

*A transferência só se faz através de cópia de documento assinado.

3°) cópia do RG e CPF

 

16- Como atualizar meus dados ou meu endereço no cadastro do Samae?

Ligando para setor de atendimento no número 48-32670380 ou mandando um email pelo nosso fale conosco, não esquecendo de colocar o código da ligação.

 

17- Como requerer uma ligação de água?

Para requerer uma nova ligação de água, basta trazer no SAMAE:

- cópia do documento do imóvel ou carnê do IPTU ou autorização da Prefeitura ou cópia de alvará de construção;

- cópia do RG e CPF.

Para requerer ligação para Construção:

- cópia de alvará de construção;

- cópia do RG e CPF.

Prazo: é de até 8 dias úteis para a execução da ligação.

 

18- Onde posso pagar minha conta de água?

Casas lotéricas, Caixa Econômica Federal, Trentocredi, Sicredi, Cresol, Bradesco, Banco do Brasil (Auto-atendimento).

 

19- Quais bancos são cadastrados para conta em débito automático?

Banco do Brasil, Trentocredi, Sicredi, Bradesco.

 

20- Como colocar o pagamento da minha conta em débito automático?

Primeiro fazer um requerimento no Samae, e levar uma fatura em seu banco (Banco do Brasil ou Trentocredi ou Bradesco ou Sicredi) e aguardar sair no lugar do código de barras a mensagem "débito automático". Para cancelar é só levar uma fatura também ao seu banco.

 

21- Se eu atrasar o pagamento da taxa de água o que vai acontecer?

Você deverá pagar uma multa pelo atraso de 2% sobre o seu valor, a ser cobrada na fatura posterior (Decreto n° 022/97).

 

22- Quando o Samae efetua o corte da ligação de água?

O Corte ocorre após 30 (trinta) dias do lançamento da Notificação de débito (nunca por quantidade de contas). Após o corte, a pessoa deverá efetuar o pagamento das faturas em atraso notificadas, para depois voltar ao atendimento do SAMAE para solicitar sua religação. A taxa de religação deve ser paga para ser religada a água junto com as faturas em atraso.

Corte simples - religação no período de 48 horas. Corte na Rede - religação no período de 72 horas, sendo que o cliente deverá providenciar o padrão caso não tenha.

 

23- Quando o Samae corta uma água a religação é automática?

NÃO, o usuário/cliente deve apresentar todas as faturas pagas e pedir a religação, ou pedir por telefone um dia após efetuar o pagamento das faturas e pagar a taxa de religação.

 

24- Qual o prazo de religação?

De no máximo 48h para corte simples e de até 72h para corte na rede, onde se estiver cortada na rede e o padrão não estiver pronto o cliente deverá providenciar a construção.

 

25- Qual é o volume de água cobrado na taxa mínima pelo Samae?

O volume de água cobrado na taxa mínima em Nova Trento é de 10 m³ ou 10 mil litros.

 

26- Como medir 1m³ de água? 

Um metro cúbico equivale a 1.000 (mil) litros de água.

 

27- Minha casa está fechada, mas a água continua ligada e o consumo foi zero litro no mês, será cobrada a água?

SIM, será cobrada a taxa mínima de água, mesmo não a utilizando. Para não pagar mais, é só solicitar o desligamento no Samae.

 

28- Como faço a solicitação para desligamento da água?

Para solicitar desligamento da água o cidadão deve ir ao setor de atendimento do Samae com uma fatura do imóvel em mãos e solicitar o serviço. Logo após, deverá pagar no banco a taxa de desligamento e entregá-la ao setor de atendimento para que se autorize a realização do serviço.

 

29- Quando não foi possível tirar a leitura de um hidrômetro, como ficará a fatura deste imóvel?

Na impossibilidade de tirar a leitura de um hidrômetro, o sistema calcula a fatura em cima da média dos últimos 6 meses de consumo daquele imóvel, utilizada para efeito de faturamento.

 

30- Minha conta venceu. Posso pagá-la normalmente?

Sua conta poderá ser paga a qualquer tempo, independente da data de vencimento. Porém, se for uma conta referente à parcela de acordo, ela só poderá ser paga até a data do vencimento.

 

31- Em caso de pagamento em atraso, como devo proceder para evitar o corte/supressão ou solicitar o restabelecimento/religação da minha ligação de água?

Para evitar o corte/supressão no caso de atrasos de pagamento ou para solicitar o restabelecimento/religação, orientamos que o pagamento seja comunicado, via telefone, imediatamente ao SAMAE. Para tanto, serão necessárias as seguintes informações:

- Código do Banco onde foi efetuado o pagamento

- Data de pagamento

- Autenticação Bancária constante no documento de pagamento.

 

32- Como devo proceder em caso de ter efetuado o pagamento da conta mensal em duplicidade?

Dirija-se ao Setor de Atendimento do SAMAE munido dos dois comprovantes de pagamento e um documento pessoal para solicitação da devolução do valor pago em duplicidade.

 

33- Como solicitar a mudança da data de vencimento da minha conta?

Entre em contato com o SAMAE pelo de atendimento.

 

34- Posso mudar o endereço da minha conta?

Sim. Entre em contato com o SAMAE pelo setor de atendimento.

 

35- Minhas contas estão pagas, mas cortaram minha água. O que devo fazer?

Entre em contato com o SAMAE pelo setor de atendimento.

 

36- O valor da minha conta aumentou muito. Por que isso aconteceu?

Existem algumas situações que podem elevar o valor de uma conta. Verifique se ocorreu alguma delas em seu imóvel:

a)    Vazamento de água visível ou invisível;

b)    Consumo por motivo de alta temperatura (maior consumo no verão);

c)    Uso de água para construção ou reforma;

d)    Aumento do número de pessoas no imóvel no período medido;

e)    Ceder água para terceiros;

f)     Cobrança de execução de serviços de meses anteriores;

g)    Lavagem de fachadas de imóveis ou de garagens;

h)    Troca de água de piscina.

Se não ocorreu nenhuma dessas situações, dirija-se ao nosso setor de atendimento.

 

37- Como denunciar suspeita de irregularidades na ligação de água?

Para formalizar a denúncia não há necessidade de identificação. Para isso, procure o setor de atendimento.

 

38- O que é Hidrômetro?

A palavra Hidrômetro é formada pela união de dois radicais gregos: Hidro (água) + Metro (medida), que significa medida de água. Hidrômetro ou relógio de água é um instrumento de medição volumétrica de água. É utilizado em larga escala pelas empresas de saneamento básico para medir o consumo dos seus clientes, permitindo a emissão das contas de acordo com o volume consumido por cada um. Além disso, ajuda a estimar as perdas entre a produção e a distribuição de água.

 

39- O SAMAE fez a leitura errada do meu hidrômetro. O que devo fazer?

Entre em contato com o setor de atendimento do Samae até 2 dias após o recebimento da conta, com a leitura correta do hidrômetro e a data em que foi efetuada. Depois pedir a verificação da leitura e esperar para pagar o valor correto. Veja abaixo como efetuar a leitura do seu hidrômetro.

Conferindo a leitura no hidrômetro:

Hidrômetros digitais: anotar os números que aparecem em preto.

Hidrômetros com ponteiros: anotar a posição dos mesmos em cada relógio, conforme orientação contida no verso da conta de água.

 

40- Por que o SAMAE não efetua leitura dos hidrômetros em períodos fixos de 30 (trinta) dias?

O cronograma de leitura do SAMAE é preparado considerando o número de dias de cada mês, a existência de feriados e os finais de semana. Desta forma, a leitura de seu hidrômetro pode ocorrer entre 28 e 32 dias.

 

41- Por que o SAMAE troca os hidrômetros?

O SAMAE troca os hidrômetros em duas situações:

Preventiva: Ocorre a substituição devido ao seu desgaste.

Corretiva: Ocorre quando o hidrômetro apresenta defeito de funcionamento.

Nas duas situações a troca é gratuita e visa garantir a qualidade e eficiência da leitura.

 

42- O hidrômetro pode marcar a mais?

Não. À medida que o tempo passa, as engrenagens do hidrômetro antigo sofrem desgastes, o que faz com que sua sensibilidade (capacidade de registrar vazões muito baixas) seja diminuída. Por isso, logo após a troca do hidrômetro, é possível que ocorra uma elevação no consumo. Como todo equipamento moderno, os hidrômetros têm evoluções tecnológicas, tornando-se mais sensíveis, isto é, registram vazões cada vez menores e, com isso, consumos ou vazamentos pequenos a ser medidos.

 

43- O ponteiro do hidrômetro pode girar para frente e para trás?

Sim. O hidrômetro quando apresenta esse tipo de movimento está acusando uma oscilação da pressão da água na rede. Em condições normais é insignificante a diferença acumulada entre a medição da água que retornou e a água que já havia passado.

 

44- O ponteiro do hidrômetro pode girar sozinho?

Não. Porque o ponteiro do hidrômetro só gira quando a água estiver passando por ele. Quando o ponteiro girar sem a utilização de água no imóvel, pode ser sinal de:

- Vazamento Interno (não visível);

- Estar sendo completado o nível do reservatório (caixa dágua);

- Defeito no registro, que mesmo fechado, não veda mais a passagem da água.

 

45- Quem pode fazer a manutenção no hidrômetro? 

Somente funcionários credenciados pelo SAMAE podem fazer a manutenção do hidrômetro, mas a preservação e a conservação do aparelho são de responsabilidades do usuário.

 

46- O proprietário pode mudar o cavalete de lugar sem consultar o SAMAE?

Não. Este serviço é de responsabilidade do SAMAE, portanto, somente o SAMAE pode fazê-lo. Para solicitar este serviço, entre em contato pelo setor de atendimento.

 

47- Como faço para solicitar a primeira ligação de água?

Você pode receber orientações por telefone ou pessoalmente no escritório de atendimento.

Observação: É importante que tenha em mãos CPF e RG do proprietário do imóvel, documento do imóvel (escritura, documento de compra e venda, carnê do IPTU) no nome do proprietário. Se o caso for construção deverá trazer também Alvará de construção da Prefeitura.

 

48- O que é Turbidez da Água?

É uma característica física da água, decorrente da presença de substâncias em suspensão, ou seja, sólidos suspensos, finamente divididos ou em pedacinhos, e de organismos microscópicos.

 

49- O que é pH da Água?

A sigla pH significa potencial hidrogeniônico. Serve para indicar a concentração dos íons de hidrogênio de uma substância, determinando se é ácida (pH de 1 a 6,9), neutra (pH igual à 7) ou alcalina (pH de 7,1 a 14). Representa qual a concentração de íons hidrogênio no meio.

 

50- Vou realizar um evento temporário, que devo fazer?

Primeiro o interessado deverá se dirigir até o setor de atendimento do Samae, e solicitar a ligação a título temporário, que é destinado ao fornecimento de água e ao esgotamento de caráter temporário, tais como, exposições, feiras, circos, eventos em locais desprovidos de água, etc. Segundo, deverá declarar o prazo desejado para o serviço, bem como o consumo de água.

 

51- Quais os documentos que preciso para solicitar a ligação a título temporário?

Depois de entrar em contato com o setor de atendimento do Samae, a ligação será concedida em nome do interessado, mediante a apresentação dos seguintes documentos: Licença ou autorização de órgão competente; Plantas ou esboços cotados nas instalações provisórias, indicando o local das instalações.

 

52- Quais são as exigências para executar a ligação a título temporário?

A ligação só será efetuada depois de satisfeitas as seguintes exigências: Instalação de acordo com os padrões do Samae; Pagamento do valor da ligação e/ou dos respectivos orçamentos elaborados pelo Samae. O interessado deverá depositar, antecipadamente, o valor da tarifa estimado para o período de duração do serviço, facultando-se, para esse efeito, a divisão em sub-períodos não inferiores a um mês.

 

53- Quais as categorias de economias do Samae?

As economias de água e esgoto são classificados em quatro categorias:

1-     Residencial: Quando a água é usada para fins domésticos em economias de uso exclusivamente residencial.

2-     Pública: Quando a água é usada para consumo público, ou em prédios municipais, estaduais e federais.

3-     Industrial: Quando a água é usada em estabelecimentos industriais.

4-     Comercial: Quando a água é usada em estabelecimentos comerciais ou em construção nova.

 

54- Tenho uma sala comercial dentro da minha residência, como ficará minha fatura?

Vai depender se tiver ou não ponto de água na sala comercial.

 

55- Minha sala comercial tem banheiro ou água na mesma fatura da residência, devo pagar nova fatura?

Se tiver ponto de água do Samae na sala comercial, você deverá pagar na mesma fatura uma taxa para comercial e outra para residencial.

 

56- Minha sala comercial utiliza água e banheiro da residência, devo pagar fatura comercial?

Se não tiver ponto de água do Samae na sala comercial, você pagará apenas a taxa residencial.

 

57- Tenho uma pequena empresa na minha residência, que utiliza água e banheiro na mesma fatura da residência, devo pagar fatura industrial?

Se tiver ponto de água do Samae na empresa, você deverá pagar na mesma fatura uma taxa para industrial e outra para residencial.

 

58- Não utilizo água do Samae, mas gostaria de fazer análise da água da minha fonte, o Samae realiza esse serviço?

Não, o Samae não realiza esses serviços. Ela paga uma empresa para fazer suas análises específicas. O cidadão que quiser fazer essas análises deverá procurar um laboratório químico para realizar o serviço.

 

59- Sou inquilino, quero colocar meu nome na fatura, como faço?

O cidadão deverá apresentar ao setor de atendimento do Samae cópia do contrato de locação, RG e CPF. Caso não tiver contrato, será necessária a assinatura do proprietário.

 

60- Sou inquilino, estou saindo da casa, o que devo fazer para retirar meu nome da fatura?

O cidadão deverá estar com as faturas em dia e fazer a solicitação ao setor de atendimento do Samae, juntamente com cópia do RG e CPF.

 

61- Sou inquilino, estou saindo da casa, a fatura está no nome do proprietário do imóvel, mas gostaria de pagar o que gastei até o dia da saída, como faço?

O cidadão deverá fazer ao setor de atendimento do Samae um pedido para que seja realizada uma nova leitura, para o inquilino pagar o que gastou até sua saída da casa.

 

62- Sou inquilino, estou saindo da casa, tenho faturas atrasadas, como faço para retirar meu nome da fatura?

O cidadão deverá pagar todas as faturas em atraso, e apresentar ao setor de atendimento do Samae as faturas efetuadas e solicitar o serviço.

 

63- Perdi a fatura da minha água, o que devo fazer para pagar a conta?

Agora o cidadão tem duas opções: 1ª Solicitar ao setor de atendimento do Samae uma segunda via da fatura perdida, na qual esse serviço será cobrado na próxima fatura uma taxa de expediente; 2ª Fazer a emissão da segunda via pela internet através do site do Samae, sendo gratuito.

 

64- Como podemos emitir a segunda via da fatura pela internet?

Pode-se emitir a segunda via da fatura através do site do Samae http://samae.novatrento.sc.gov.br, no link “Emissão 2ª via boleto”.

 

65- Como faço para conseguir um comprovante de residência no meu nome através do Samae?

O cidadão deverá colocar a fatura de água em seu nome.

 

66- Sou inquilino e preciso de um comprovante de residência, mas minha fatura não está no meu nome, como posso conseguir?

O cidadão deverá apresentar ao setor de atendimento do Samae cópia do contrato de locação, RG e CPF. Caso não tiver contrato, será necessária a assinatura do proprietário. Depois disso é só imprimir comprovante de pagamento de água.

 

67- Quero instalar uma piscina na minha residência, o que devo fazer?

O cidadão deverá informar ao setor de atendimento do Samae sobre a instalação, para confirmar se a piscina não afetará a rede pública. Somente será concedida ligação de água para piscina se não houver prejuízo para o abastecimento normal das áreas vizinhas.

 

68- Como limpar a minha caixa dágua?

O tratamento realizado apenas pelo Samae não garante a boa qualidade da água. Dessa forma, a limpeza da caixa dágua é uma tarefa que deve ser realizada com frequência para se evitar, entre outras coisas, a proliferação de mosquitos, como o da dengue. Siga os passos a seguir:

1- Feche o registro de água que abastece a caixa ou amarre a bóia, impedindo que a caixa volte a encher.

2- Armazene a água que está na caixa para aproveitar na limpeza. Lembre-se de que a economia de água contribui para a preservação do meio ambiente.

3- Deixe um pouco de água na caixa. Depois, tampe a saída para evitar que a sujeira desça pelo ralo. Lembre-se de que este encanamento abastece as torneiras e o chuveiro.

4- Faça a limpeza das paredes com um pano úmido limpo. Se a caixa for de fibrocimento, use uma escova nova de plástico macio. Não utilize na limpeza escova de aço, vassoura e produtos químicos.

5- Depois de escovar as paredes, retire a sujeira com uma pá de plástico, baldes e panos. Em seguida, seque com um pano limpo.

6- Encha a caixa com um palmo de água e adicione dois litros de água sanitária. Utilize esta mistura para umedecer as paredes com um balde ou uma caneca. Deixe agir por duas horas.

7- Depois deste período, esvazie a caixa. Lembre-se de abrir todas as torneiras e de acionar as descargas para desinfetar toda a tubulação.

8- Volte a encher a caixa e utilize a primeira água para a limpeza.

É importante não esquecer de tampar bem a caixa para evitar a entrada de insetos e de colocar um lembrete com a data da última limpeza.

 

69- Como verificar vazamentos em minha casa?

O vazamento é uma das principais fontes de desperdício de água na residência. Eles podem ser evidentes (como uma torneira pingando) ou escondidos (no caso de canos furados ou de vaso sanitário). No caso de vazamentos em vasos sanitários, verifique se há água escorrendo. Para isso, jogue cinzas, talco ou outro pó fino no fundo da privada e observe por alguns minutos. Se houver movimentação do pó ou se ela sumir, há vazamento. Outra forma de detectar um vazamento é através do hidrômetro (ou relógio de água) da casa. Para tanto, siga os seguintes passos:

1-     Feche todas as torneiras e desligue os aparelhos que usam água na casa (só não feche os registros na parede, que alimentam as saídas de água).

2-     Anote o número indicado no hidrômetro e confira depois de algumas horas para ver se houve alteração ou observe o círculo existente no meio do medidor (meia-lua, gravatinha, circunferência dentada) para ver se continua girando.

3-     Se houver alteração nos números ou movimento do medidor, há vazamento.

4-     Caso seja viável, instale redutores de vazão em torneiras e chuveiro.

 

70- Como economizar água em minha residência?

Seguindo as seguintes dicas de economia de água:

1-     Reduza o tempo no chuveiro. Ao invés de tomar um banho de 10 minutos, diminua para 5 minutos. Assim economizará de 30 a 80 litros de água por banho, além da energia elétrica que pesa no bolso;

2-     Máquinas de lavar louça e roupa devem ser usadas totalmente cheias. Com isso a frequência de uso é menor e há menos desperdício de água e energia;

3-     Não jogue lixo no vaso sanitário, isso contribui para aumentar o gasto de água;

4-     Ao lavarem vegetais e frutas, utilize uma bacia e use uma escova vegetal para remover a sujeira;

5-     Para descongelar carne e outros não use a torneira. O ideal é deixá-los descongelar dentro da geladeira;

6-     Encha a pia para esfregar pratos e talheres. A economia será de 10 litros de água por dia;

7-     Regue o gramado e o jardim das 6 às 8 horas da manhã ou após as 19 horas. Isso evita o excesso de evaporação e mais gastos;

8-     Não use a mangueira do jardim para varre folhas e outros resíduos da calçada. O correto é usar a vassoura, que permite economizar tempo e água;

9-     Vazamentos em torneiras, canos, e nas descargas do banheiro devem ser consertados assim de detectados. Alguns tipos de vazamentos causam uma perda diária de 24 litros de água. A perda mensal fica entorno de 720 litros.

 

71- Quais os tipos de materiais usados nas caixas dáguas?

As principais características de cada material são:

Fibrocimento ou Amianto: a união da fibra do amianto com o cimento forma uma rede resistente e compacta que se molda em diversas formas: retangular, redonda ou cilíndrica. Entre as vantagens apontadas pelos fabricantes estão o baixo custo, durabilidade e isolamento de luminosidade, além de permitir a instalação dentro e fora da casa. As capacidades variam de 250 a 1.000 litros;

Plástico tipo Polietileno (PE): mais leve que o fibrocimento, é atóxico e resistente a impactos. Porém, sua durabilidade diminui quando exposto às intempéries. Alguns modelos recebem um aditivo para torná-los mais resistentes aos raios solares. Suporta água em temperaturas de até 50ºC. As capacidades são de 310, 500 e 1.000 litros;
Plástico tipo Polipropileno (PP): atóxico e leve, o polipropileno é um plástico mais delicado que o polietileno. Para ser usado como reservatório, deve ser do tipo alto impacto, ou seja, receber um aditivo para torná-lo mais resistente. Pode ser utilizado para água quente, desde que seja instalado em lugar fechado. As capacidades são de 350, 475 e 1.000 litros;

SMC (Fibra): uma mistura de plástico e fibra de vidro, este material é semelhante aos utilizados em piscinas e reservatórios de grande capacidade. Reúne as vantagens da resina plástica com a alta resistência da fibra de vidro. Não é poroso, facilitando a limpeza, uma vez que não absorve sujeiras. As capacidades são de 250, 500 e 1.000 litros;
Aço Inoxidável: o material não libera substâncias corrosivas, tem alta durabilidade e suas paredes lisas não acumulam sujeira, o que o torna muito eficiente para este uso. O material utilizado normalmente é o aço inox 304, capaz de suportar altos índices de poluição. Uma desvantagem é o preço, o mais caro do mercado. As capacidades são de 500, 1.000, 1.700, 3.000 e 5.000 litros.

 

 72- O Amianto usado em caixas dágua antiga pode provocar doenças?

A exposição ao amianto está relacionada à ocorrência de diversas patologias, malignas e não malignas. Ele é classificado pela Agência Internacional de Pesquisa (IARC) no grupo 1 - os dos reconhecidamente cancerígenos para os seres humanos. Entre as principais doenças relacionadas ao amianto, temos:

Asbestose: A doença é causada pela deposição de fibras de asbesto nos alvéolos pulmonares, provocando uma reação inflamatória, seguida de fibrose e, por conseguinte, sua rigidez, reduzindo a capacidade de realizar a troca gasosa, promovendo a perda da elasticidade pulmonar e da capacidade respiratória com sérias limitações ao fluxo aéreo e incapacidade para o trabalho;

Câncer de pulmão: Ele pode estar associado com outras manifestações mórbidas como asbestose, placas pleurais ou não. O seu risco pode aumentar em 90 vezes caso o trabalhador exposto ao amianto também seja fumante;

Câncer de laringe, do trato digestivo e de ovário: Também estão relacionados à exposição ao amianto;

Mesotelioma: É uma forma rara de tumor maligno, mais comumentemente atingindo a pleura, membrana serosa que reveste o pulmão, mas também incidindo sobre o peritônio, pericárdio e a túnica vaginal e bolsa escrotal;

Além das doenças descritas, o amianto pode causar espessamento na pleura e diafragma, derrames pleurais, placas pleurais e severos distúrbios respiratórios.

 

73- Qual a importância dos usuários terem sua própria caixa dágua?

A caixa dágua funciona como uma poupança. Economizando água, sobra uma reserva. Caso algum dia o Samae pare o sistema para realizar alguma manutenção, os moradores podem não sentir os efeitos do corte, já que possuem o produto armazenado.

 

74- Como saber qual a capacidade da caixa dágua tenho que comprar para minha residência?

Para redimensionar o reservatório ideal a residência, é muito simples. Normalmente cada morador consome, em média, 150 litros de água por dia. Assim, para uma casa de 5 pessoas, cujo gasto seria de 750 litros de água, é interessante obter uma caixa dágua de 1.000 litros. Depois de instalá-la, é fundamental tomar certos cuidados, como mantê-la sempre limpa e fechada. O ideal é que a limpeza seja realizada a cada seis meses.

 

75- Qual o valor atualmente das taxas de água?

Atualmente a taxa residencial é de R$ 23,50 e a comercial/industrial/pública é de R$ 36,40.

 

76- Quais os Setores que são divididos a rede de água do Samae de Nova Trento?

 A Rede de água é dividida em nove setores: 1 = Centro, 2 = Trinta Réis, 3 = Cascata, 4 = São Roque, 5 = Ponta Fina Norte, 6 = Velha, 7 = Vígolo, 8 = Claraíba, 9 = Ponta fina Sul.

 

77- Quantas ligações de água do Samae possuem no município atualmente?

Atualmente (março/2018) o SAMAE possui 3.467 ligações ativas no município, sendo 3.129 através da ETA1 na área urbana ao redor do Centro, e 338 ligações na ETA 2 no Distrito de Claraíba.


 
 
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